Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 7 às 24h. Sábado e Domingo das 7 às 19h.

FALE CONOSCO

(21) 2717-0910

Guia de exames

Awesome Image
Exames realizado pelo próprio médico

Ultrassonografia

A visualização através do ultrassom é uma técnica médica usada para reproduzir imagens dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo. O exame não emite radiação como os Raios-X. Um transdutor transmite ondas sonoras até a área a ser examinada, que reflete essas ondas sonoras. O sistema de ultrassom converte as ondas sonoras refletidas em imagens bidimensionais ou tridimensionais. A visualização por ultrassom é utilizada no diagnóstico e no acompanhamento de doenças e em procedimentos cirúrgicos especializados. Algumas das aplicações do ultrassom são: exames do abdômen, função renal, pélvico ginecológico, obstetrícia, urologia, mama, tiróide, musculoesquelética, cérebro-vascular, vascular periférica, transcraniana, cardiologia, exames neonatais e pediatria.

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO ULTRASSOM? 
A visualização por ultrassom é feita ao mesmo tempo em que o exame é realizado. Não havendo necessidade de processamento posterior. 
• O paciente sofre um mínimo de desconforto - somente a leve pressão do transdutor. 
• O ultrassom tem um custo compensador. 
• O ultrassom é predominantemente não invasivo, sem irradiação, dispensa a introdução de agulhas (a não ser em certos procedimentos muito especializados como amniocentese, biopsias etc.) 
• A anatomia dos órgãos pode ser visualizada e documentada. 
• O fluxo sanguíneo pode ser avaliado quantitativa e qualitativamente.

 

COMO DEVE O PACIENTE PREPARAR-SE PARA UM EXAME DE ULTRASSOM?
Normalmente não há necessidade de preparo, salvo em alguns casos onde é necessário estar em jejum ou com a bexiga cheia. Na marcação de exame, o atendente vai passar todas as informações que você precisa saber.

 

QUEM EXECUTA O EXAME DE ULTRASSOM? 
No Brasil, o Ultrassom só pode ser realizado por médicos.

 

O QUE DEVE OCORRER AO PACIENTE DURANTE UM EXAME DE ULTRASSOM? 
A maioria dos pacientes em geral não sofre de dores ou desconforto durante o exame de ultrassom. Uma pequena quantidade de gel (gelatina) é aplicada sobre a superfície da pele para remover o ar e permitir a transmissão de ondas sonoras através do corpo. O transdutor é movimentado lentamente ao longo da superfície da pele. Transdutores para o estudo de cavidades internas (endocavidades) são inseridos nas cavidades do corpo, o que permite a tomada de imagens de órgãos como ovários e útero (endovaginal) ou próstata e vesícula seminal (endoretal). Os transdutores estão protegidos por preservativos estéreis.

 

QUANTO TEMPO DURA UM EXAME DE ULTRASSOM?
A duração de um exame pode variar em média de 10 a 60 minutos, dependendo do tipo e do número de órgãos solicitados para estudo e do que o médico pode eventualmente encontrar.

 

COMO O EXAME DE ULTRASSOM É UTILIZADO NA GRAVIDEZ? 
Durante o primeiro trimestre - a partir de 6 a 8 semanas - já é possível visualizar o embrião e atestar sua vitalidade. O mais indicado nessa fase é o exame via transvaginal . Durante o segundo trimestre da gravidez, seu período intermediário, uma pesquisa anatômica do feto é realizada e cada aspecto da anatomia fetal é examinado ou medido e documentado. No terceiro trimestre temos uma visão clara da anatomia (face, órgãos internos, coração e etc) que auxiliam decisões sobre os procedimentos durante o parto.

 

O QUE ACONTECE AO PACIENTE APÓS O EXAME?
Após o exame de ultrassom pouca coisa acontece. Não há efeitos colaterais conhecidos da aplicação de ultrassom. Um laudo é elaborado sobre os dados das imagens de ultrassom e arquivado na ficha do paciente.

 

DICAS 
• Vista uma roupa confortável. 
• Crianças pequenas no local do exame podem atrapalhar. 
• Siga todas as instruções dadas pelo médico. 
• Evite fumar antes de realizar o exame. 
• Evite comer ou ingerir bebida com gás antes do exame abdominal porque isto provoca gases.

 

HÁ TEMORES SOBRE O USO DO ULTRASSOM? 
Atualmente, o emprego do ultrassom está tão disseminado e conhecido que sobraram apenas algumas preocupações ou temores. A dúvida predominante no passado era: "Existe radiação?" e.. "Vai doer?" O exame com ultrassom não utiliza nenhum tipo de radiação, é relativamente indolor e não se conhecem efeitos colaterais.